PROGRAMA ECONOMIZAR

Em 10 anos, programa de preservação evitou a emissão de 140 mil toneladas de gás carbônico/ano na atmosfera em todo o Estado do Rio de Janeiro.

RESULTADOS
Dados referentes aos resultados do Programa EconomizAR na área de atuação do Sindpass.

• Número de veículos avaliados por ano:  1.200 veículos/ano
  • Porcentagem dos veículos avaliados que estão dentro dos padrões ambientais do Conselho Nacional de Meio Ambiente:   85%
  • Economia anual de combustível:  690 milhões de litros / ano
  • Toneladas de material particulado não emitidas por ano: 40 mil toneladas/ano
  • Toneladas de Gás Carbônico (CO2) não emitidas por ano: 1,9 millhões toneladas/ano
  • Início das atividades do PROGRAMA ECONOMIZAR no Sindpass: ano de 2000

ECONOMIZAR

Em tempos de grandes preocupações mundiais com o aquecimento global, é impossível deixar de refletir sobre o assunto. E o setor de transporte é visto como um dos vilões desse fenômeno.

Mas ao contrário do que muita gente pensa, o ônibus, por exemplo, é o veículo dentro do setor de transportes que menos emite gases de efeito estufa, é o que mais transporta, e o seguimento que realiza o maior número de ações para redução, compensação e anulação dos efeitos de gases poluentes locais e globais. A afirmação do engenheiro Guilherme Wilson, responsável pela coordenação do Programa EconomizAR, é baseada em números e em fatos que poucos conhecem, como o de que o desmatamento e as queimadas geram 75% das emissões de gases de efeito estufa em nosso país, cabendo ao transporte, em suas várias modalidades, 8% das emissões totais e ao transporte coletivo, apenas 0,42%.

ATITUDES PARA PRESERVAR

Criado há 10 anos, o Programa EconomizAR, é uma parceria da Fetranspor (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Rio de Janeiro) com a Petrobras e o CONPET – Programa Nacional de Racionalização do Uso de Derivados de Petróleo e do Gás Natural. E na Região Sul Fluminense, é o Sindpass – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de BM e VR, que coordena as ações. O programa tem proporcionado redução significativa no consumo de diesel, através de ações simples: orientações quanto à condução dos veículos, sua manutenção e formas de controle da qualidade do combustível, desde o recebimento ao armazenamento, passando pela limpeza dos tanques. “O EconomizAR tem como resultado a não emissão de 9,5 mil toneladas de gás carbônico/ano, proporcionando economia de cerca de 3,5 milhões de litros de diesel/ano”, disse Luiz Antônio Cotrim, advogado do Sindpass.

COMO FUNCIONA
Um veículo adaptado se transforma em um mini laboratório de análise da qualidade do combustível, onde um equipamento digital computadorizado (conhecido como OPACÍMETRO) mede a densidade da fumaça preta dos veículos.

Técnicos visitam as garagens e dão as orientações necessárias. O acompanhamento constante leva as empresas a manterem seus veículos com níveis de emissão seguros para o meio ambiente.

Os ônibus 0 km recém adquiridos por empresas de ônibus de Volta Redonda, Barra Mansa e Barra do Piraí, foram fabricados dentro das normas internacionais contra poluição. Utilizam motores de quatro cilindros comandados eletronicamente e são movidos a biosiesel. Isso, além de permitir uma significativa economia de combustível, contribui também para a redução da poluição atmosférica.

PRESERVAÇÃO
A substituição do vale transporte em papel pelo eletrônico, já irá evitar o corte de 11 mil árvores por ano em todo o estado, são utilizadas para a produção da celulose, matéria prima do papel.

Os resultados mostram como, através de ações de parceria entre instituições públicas e privadas, às vezes com medidas muito simples, é possível chegar a tantos ganhos. O Brasil ganha em economia de divisas e em gastos com a saúde pública e desperdiço de combustível; as empresas ganham em eficiência e também economizam combustível; a população ganha em saúde. E o meio ambiente agradece.