INSTITUCIONAL

O Sindpass – Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Barra Mansa e Volta Redonda, reúne várias empresas de transporte coletivo, que respondem por volta de 5% a 10% do transporte público regular no Estado do Rio de Janeiro.

HISTÓRICO

Em 1961, os Empresários de ônibus sob a liderança do Comendador Geraldo Osório Rodrigues, fundaram a Associação das Empresas de Transportes de Passageiros de Barra Mansa, visando organizar a representação sindical das Empresas, tratar dos interesses difusos de seus associados, prestando assistência Social e Jurídica.

Exercendo intensa atividade no setor, em 1969 recebeu a Carta Sindical o que lhe proporcionou o status de lidimo representante da classe empresarial em todo o sul do Estado do Rio de Janeiro, abrangendo atualmente 15 (quinze) Municípios, a saber: Barra Mansa, Volta Redonda, Resende, Barra do Piraí, Valença, Quatis, Itatiaia, Paraty, Angra dos Reis, Porto Real, Rio Claro, Pinheiral, Pirai, Carmo e Vassouras, contando com várias Empresas Associadas.

OBJETIVO

O Sindpass vem incentivando empresas do sistema ao aprimoramento contínuo dos serviços, através da valorização dos profissionais do setor, com investimentos na área de recursos humanos e implantação de programas de gestão voltados para a qualidade total e fazendo a gestão do sistema de bilhetagem eletrônica. O SEST – Serviço Social do Transporte – e o SENAT – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – criados pela CNT – Confederação Nacional do Transporte, desenvolvem programas voltados para treinamentos, atualização e aperfeiçoamento profissional. São centenas de cursos de treinamento, formação e capacitação para os trabalhadores em transportes e a comunidade.

PRINCIPAIS ATIVIDADES

Participa do Conselho do SEST/SENAT – Seção do Rio de Janeiro, que já implantou em nossa região o PATE: Flumidiesel e PATE: Resende e em final de construção o CAPIT, com o qual prestará assistência permanente aos rodoviários tanto na área assistencial como de lazer. Mantém permanente parceria com o Sindicato dos Rodoviários, detectando no nascedouro todos os problemas que possam pertubar a relação Empresário x Trabalhador;

Acompanha através do recebimento de jornais, revistas clippings, participação em congressos e seminários toda a evolução do transporte coletivo a nível municipal, nacional e internacional.

Como Sindicato filiado a FETRANSPOR, participa ativamente de atividades do colegiado de RH – Recursos Humanos – Programa Retraf – e de todas as atividades da Fetranspor. Participa também ativamente da N.T.U. (Associação Nacional de Transportes Urbanos), é associado da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos ).

A nível de comunicação mantém um programa permanente de atendimento aos clientes, encaminhando reclamações para as empresas associadas, prestando informações, etc.