O Programa Selo verde foi concebido como foco na gestão ambiental compartilhada entre a iniciativa privada e o Governo Estadual, voltado especificamente ao controle dos níveis de emissão de gases da frota de ônibus do Estado do Rio de Janeiro.
Para alcançar os objetivos ambientais propostos foi criado um Selo Verde que atesta, por meio de uma marca colocada voluntariamente nos veículos, que estes estão atendendo aos padrões ambientais de emissão de gases poluentes. A comunicação e a divulgação do Selo Verde pela mídia resultaram em um maior envolvimento da sociedade e do setor público com a parceria das Secretarias Estadual de Meio Ambiente e Transportes e, consequentemente, numa maior aderência das empresas do setor de transporte. Foi criado um sistema na web com um banco de dados que disponibiliza informações em tempo real, que pode ser acessado por todos os parceiros do programa. O sistema permite a consulta do histórico e das atuais emissões de poluentes, por veículo ou empresa, em todo o Estado do Rio de Janeiro.
METAS
- Institui o Monitoramento da Poluição Sonora: Pioneirismo no Setor de Transportes;
-
Prevê o reflorestamento para compensação das emissões de gases de efeito estufa do setor;
-
Disponibiliza banco de dados online para gestão dos níveis de emissão em tempo real;
-
Institui metas para redução de CO2, Material Particulado e consumo de Óleo Diesel;
-
Institui limites máximos de emissão mais restritivos do que os padrões atualmente instituídos pela legislação.O Selo Verde é uma iniciativa pioneira no setor de transporte de passageiros do Estado do Rio de Janeiro, pois permite integrar os interesses de conservação ambiental aos de desenvolvimento econômico. Através do estabelecimento de parcerias, busca unir esforços no setor público e privado para atendimento dos requisitos ambientais. O programa possui padrões de emissões mais restritivos que os exigidos pela legislação ambiental e, em contrapartida, promove benefícios econômicos, associados à melhoria da eficiência da frota e aumento da competitividade no mercado.
COMO FUNCIONA
Um veículo adaptado se transforma em um mini laboratório de análise da qualidade do combustível, onde um equipamento digital computadorizado – conhecido como opacímetro – mede a densidade da fumaça preta dos veículos.
Técnicos visitam as garagens das empresas de ônibus e dão as orientações necessárias. O acompanhamento constante leva as empresas a manterem seus veículos com niveis de emissão seguros para o meio ambiente. O trabalho de vistoria da frota completa das empresas associadas ao Sindpass precisa ser feito pelo menos 2 vezes por ano. Isso porque o Sindicato, através da Fetranspor, está conveniado ao Programa Procon Fumaça Preta da Feema, que certifica os veiculos considerados “limpos” com o Selo Verde que é renovado de quatro em quatro meses. Hoje 100% da frota – 1029 veículos – da região Sul Fluminense está certificada.
1,9 MILHÕES DE TONELADAS Gases de Efeito Estufa não emitidos (Co2)
40mil toneladas Material particulado não emitido
98,2% Desempenho ambiental da frota quanto a emissão de gases
690 milhões de litros de DIESEL não queimados
Padrões máximos de emissão de gases: 27,7% Mais restritivo que a legislação da CONAMA.